Dicas para uma mudança tranquila:

1. Se você vai para apartamento, converse com o síndico, reserve a data pretendida para sua mudança, como também espaço para estacionar o caminhão. Certifique-se, de que tanto na origem, quanto no destino não haverá feira-livre. Certifique-se também dos horários permitidos para mudança.

2. Separe com antecedência, documentos, passaporte, passagens, talões de cheque, jóias, armas, roupas e medicamentos de uso diário.

3. Separe também alimentos perecíveis. Estes não devem ser transportados.

4. No dia anterior ao da mudança, desligue a geladeira e freezer e seque-os. Deixe as portas abertas. Se puder, coloque no congelador uma pedra de carvão vegetal, isto evita odores e mofo.

5. Deixe todos os objetos em seus lugares, pois isto facilitará o serviço de embalagem.

6. Desinstale com antecedência, máquina de lavar, secadores, lava-louças, exaustores, condicionadores de ar, microondas, cortinas, persianas, chuveiros. Recomendamos ainda retirar os cartuchos de impressora a jato de tinta, isto evita acidentes.  Deixe desconectados todos os equipamentos: Micros, Impressoras etc. Insira um disquete no drive da CPU dos microcomputadores, para evitar colisão entre as cabeças de gravação, durante o transporte.

7. Certifique-se de que perfumes, bebidas, detergentes e outros líquidos usados estejam bem fechados.

8. Caso tenha feito alguma embalagem com objetos frágeis, identifique esta embalagem colocando bem a vista à palavra FRÁGIL.

9. Certifique-se de que equipamentos movidos por gasolina, álcool ou gás, devem estar com o reservatório vazio. Nenhum produto inflamável deve ser transportado.

10. Caso tenha algum objeto que não deva ser transportado, isole-os e identifique com destaque “não vai”.

11. Jóias, dinheiro, armas, agendas eletrônicas, notebooks e demais objetos de uso pessoal, não devem ser transportados junto com a mudança.

 12. Não se esqueça de avisar sobre seu novo endereço a amigos, parentes, companhia de energia elétrica, gás, água, telefone, tv a cabo, bancos e outros, providenciando junto a estes a baixa de endereço e atualização do novo.